quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PREFEITO DE TRICHIANA NA PROVINCIA DE BELLUNO
QUER GEMMELLAGGIO COM DOIS LAJEADOS
Desde que assumiu a Administração Municipal, Janeiro de 2009, o Prefeito Municipal Sr.Valnei Cover, busca a integração das parcerias locais, bem como manter o apoio aos trabalhos já existentes no município, neste momento destacamos o trabalho com os 7 corais no município , pois Ele e sua equipe acreditam que o desenvolvimento sustentável e as atividades culturais, fazem parte no processo de crescimento do município. Essa visão não idealiza o passado, mas o entende como um patrimônio do nosso povo, que compreendendo sua história será capaz de fazer escolhas que promovam vida digna para todos.
Com este trabalho, a Administração Municipal e os parceiros: EMATER, Câmara Municipal de Vereadores e o importante apoio do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul, através do seu consultor Cesar Augusto Prezzi, consegue aproximar Itália de Dois Lajeados, e no dia 01 de fevereiro deste ano, recebe a visita do Coro Polifônico e uma comitiva da Comune de Trichiana-Belluno-Itália , onde nesta oportunidade realiza o ato solene de fundação da Associação Vêneta Del Piccolo Paradiso, tendo como principal objetivo o resgate a manutenção e a divulgação da cultura vêneta no município. Também neste dia o Prefeito Municipal, Senhor Valnei Cover, decreta para o município “O Dia 21 de Fevereiro, o Dia do Dialeto Vêneto”, por ser esta data, comemorado em todo o território Brasileiro o Dia do Imigrante Italiano.
Com a passagem desta Comitiva, tivemos a oportunidade de saber um pouco mais de nossa história, visto que alguns dos sobrenomes das famílias de Dois Lajeados se encontram em Trichiana, surgindo ai uma oportunidade de buscar junto a esta Comune, um acordo de cidades- o gemmellaggio- no intuito de buscar intercâmbio cultural e educacional, mas acima de tudo, oportunizar aos doislajeadenses, se aproximar do País, onde nossos antepassados partiram a 134 anos atrás.
Após este momento, fomos contemplados no mês de maio, com uma vaga de intercâmbio junto a associação de Nova Pádua em Arquà Polesine- Província de Rovigo- Itália-, onde participou a sócia e Secretária da Associação Veneta, Senhora Geruza Baggio Treméa.
No mês de julho, o município organizou a” II Notte Del Filò”, para receber o Grupo Folclórico de Cesiomaggiore e o Assessor de Fuxos Migratórios do Governo de Vêneto, o Senhor Oscar de Bona, e mais uma vez o município de Dois Lajeados através das parcerias e a comunidade, foram incansáveis para poder receber a Comitiva de Cesiomaggiore e o Senhor Oscar de Bona, reunindo mais de 1.400 pessoas, num evento que foi marcado pela valorização da cultura vêneta, e oficializado nesta noite a Lei Municipal, que cria a Semana do Italiano, do dia 14 a 20 de maio e a criação do Coro Municipal.
Com este empenho e apoio de toda a comunidade Doislajeadense, que mais uma vez o Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul, através do seu Consultor César Prezzi, oportuniza duas vagas para a Associação Vêneta Del Piccolo Paradiso, e os jovens Jorge Luis Baggio e Neomar Pedro Buchi, embarcaram para Verona no projeto Vindima 2009 e que tiveram a oportunidade de conhecer e trabalhar na vindima na cidade de Verona, onde os mesmos passarão essa experiências para toda a comunidade doislajeadense.
Com esta trajetória cultural, recentemente a Administração Municipal encaminha a “Comune di Trichiana” em nome de seu Sindaco- Egr. Sig. Giorgio Cavalett, a intenção do município de Dois Lajeados em realizar um acordo de cidades, - Gemmellaggio- para que possamos realizar futuros intercãmbios culturais e educacionais. E para nossa alegria a Administração Municipal recebeu recentemente um Ofício da Administração Municipal de Trichiana, tendo em seu conteúdo a satisfação da Comune de Trichiana em realizar o Gemmellaggio com Dois Lajeados,
Também é importante registrarmos que a Associação Vêneta Del Píccolo Paradiso, no último dia 26 de setembro, passa a fazer parte das entidades filiadas ao Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul, entidade esta que destina-se a representar as entidades vênetas do Rio Grande do Sul, junto ao governo de Vêneto, com isso a diretoria da Associação Vêneta, os 150 associados, Administração Municipal, EMATER, Câmara Municipal de Vereadores e toda a comunidade ganham, pois o município de Dois Lajeados ultrapassa as fronteiras do pais, mas o mais importante, as fronteiras do conhecimento, da cultura e do saber.

Um comentário:

  1. Gente estou emocionado agora...em ler esse blog..do interese mútuo do intercâmbio..pois minha familia veio de Trichiana..
    Desejo muito sucesso nesse empreendimento..abraços Giuseppe Moro
    Curitiba

    ResponderExcluir