sexta-feira, 15 de julho de 2011

RESGATE DA CULTURA LOCAL É EVIDENCIADA EM DOIS LAJEADOS

























O desenvolvimento cultural local é o processo pelo qual as comunidades locais, interagindo com o poder público e entidades promotoras, buscam afirmar sua cidadania cultural (acesso, criação, participação, informação), praticando valores sustentáveis e desenvolvendo o sentido de identidade e pertencimento. Nesse processo resgatam-se de experiências, práticas, valores que dão à localidade a sua singularidade não se constituindo como simples continuidade dos processos culturais das grandes cidades.
Pode-se dizer que resgatar a cultura local possibilita abrir nossos olhares e escutas para o desenvolvimento local com sustentabilidade e diversidade cultural.
A constituição deste cenário cultural local onde um conjunto de atores se movem, é de vital importância para o desenvolvimento local entendido no sentido mais amplo. É o que a ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, ASSOCIAÇÃO VÊNETA , EMATER e os 8 grupos de cantos e seus 117 integrantes, sendo destes 5 grupos compostos por agricultores e agricultoras das comunidades e 3 grupos da sede, envolvendo vários segmentos da comunidade, tendo o apoio da Cãmara Municipal de Vereadores, vêem se unindo cada vez mais para que este propósito seja entendido e valorizado pela comunidade cada vez mais.
Esta arte impulsiona processos de sociabilidade no cotidiano, resgatando os valores e identidades locais, solidariedade social, processos educativos, desenvolvendo um imaginário coletivo que possibilita ampliar o horizonte do desenvolvimento humano, sendo importante a continuidade transmitindo as novas gerações, afirmando sua cidadania cultural.
Neste propósito que no mês d junho, estas entidades, juntamente com o Professor Navíglio, o gaiteiro Joel e o Professor Celso Dalmonte, está realizando a gravação das canções para o CD dos grupos de cantos, contemplando canções da cultura italiana, foco maior deste trabalho, visto que o município de Dois Lajeados tem em sua população um número expressivo de descendentes italianos.
Para os idealizadores deste trabalho, esta gravação é sem dúvida gratificante e emocionante, pois poder ver que agricultores, agricultoras, donas de casa e demais integrantes, encontraram um espaço no seu dia-a-dia, para realizarem ações desta natureza, voltados a cultura e os resgate de valores, acreditando na proposta deste trabalho, mas acima de tudo, se despindo de medos e anseios, enfrentando mais este desafio.
As gravações estão acontecendo às quintas-feiras no Estúdio do Professor Celso Dalmonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário